Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
13/01/2025 CDL BM
Após décadas de discussões, a Reforma Tributária foi aprovada e começará a ser implementada gradualmente a partir de 2025. Nessa matéria vamos explicar as principais mudanças e como isso vai impactar o dia a dia dos negócios de comércio e prestação de serviço.
Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) – que sempre esteve à frente lutando atuando em defesa dos interesses dos pequenos negócios na Reforma Tributária - a transição para um novo modelo de tributação, que ocorrerá entre 2026 e 2033, trará desafios significativos para os empresários.
“O novo modelo da reforma e, temos alertado desde o início, coloca os pequenos empresários em um dilema: permanecer integralmente no Simples Nacional ou adotar um regime híbrido, recolhendo separadamente o IBS e a CBS. O novo modelo com a opção de recolhimento dos impostos por fora do Simples, acarretará custos tributários mais altos e a necessidade de cumprir mais obrigações fiscais”, explicou o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.
Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar o que é a Reforma Tributária e como ela vai impactar você, consumidor, e a economia do país.
O que é a Reforma Tributária?
A Reforma Tributária é uma mudança no sistema de impostos que pagamos no Brasil. Hoje, existem muitos tributos diferentes, o que torna tudo complicado e caro tanto para empresas quanto para consumidores.
A luta das CDLs do Brasil, por meio da CNDL era para que houvesse um tratamento diferenciado para micro e pequenos empresários. Sem essas mudanças, corremos o risco de extinguir o Simples Nacional e, com ele, o modelo que oferece justiça tributária e incentivo ao empreendedorismo nesta importante categoria econômica.
Mas, com a aprovação do Congresso Nacional, o novo modelo será: trará cinco impostos serão substituídos por dois tributos principais.
O que vai mudar com a Reforma Tributária?
A principal mudança será a substituição de cinco impostos (PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI) por dois tributos unificados: IBS e CBS.
Veja como funcionará:
Antes da Reforma Depois da Reforma
PIS e Cofins (federais) CBS (Contribuição Federal)
ICMS (estadual) IBS (Imposto estadual/municipal)
ISS (municipal) IBS (Imposto estadual/municipal)
IPI (produtos industrializados) Imposto Seletivo (produtos nocivos)
Quando começa?
A implementação será gradual e seguirá as seguintes etapas:
2025: começa a transição, com mudanças iniciais no sistema.
2026-2032: período de adaptação para empresas e governos.
2033: o novo sistema estará totalmente implementado.
Empresário, em 2025, será fundamental analisar os impactos, ajustar estratégias junto à sua contabilidade e garantir que sua empresa esteja pronta para enfrentar essas mudanças de forma segura e sustentável.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!