Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
24/11/2020 CDL BM
Representantes dos setores de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Ordem Pública da Prefeitura de Barra Mansa se reuniram com os membros das entidades comerciais Aciap, CDL, Sicomércio e Codec para definir as estratégias no fortalecimento ao combate à Covid-19 no período de Natal. O encontro aconteceu no gabinete dia 24 de novembro.
A reunião contou com a participação da gerente de Vigilância em Saúde do município, Juliana Machado Ferreira, da coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola Meireles, da gerente de Turismo, Bhella Santos, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Jair Gomes, e de Ordem Pública, William Pereira, do Procurador Geral do município, César Catapreta, dos presidentes da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), Bruno Paciello, do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codec), Arivaldo Corrêa Mattos, do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Hugo Tavares Nascimento, e o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Paulo Nogueira.
Entre as ações apresentadas estão a ampliação do horário de funcionamento das lojas e estabelecimentos afins e fiscalização redobrada para o cumprimento dos decretos vigentes, como uso de máscara, distanciamento social e fornecimento de álcool gel 70º na entrada dos comércios.
Ampliação do Horário do Comércio para fim de ano
Nos próximos dias um novo decreto será publicado, regulando as atividades até as 21 horas, no período entre os dias 7 e 24 de dezembro. Uma nova campanha de conscientização sobre a importância da manutenção das medidas de proteção também será lançada.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Jair Gomes avaliou que a ampliação do horário oferece menor possibilidade de aglomeração, mas implica na intensificação das ações de fiscalização. “Temos observado que alguns estabelecimentos estão relaxando na medida de prevenção. A pandemia não acabou, o vírus está em circulação. Por isto, vamos desenvolver esta campanha em parceria com as entidades, visando fomentar a economia do município, mas mantendo o foco na preservação das vidas. O comércio será um ponto de apoio à conscientização das implicações causadas pelo novo coronavírus”, destacou.
Testagem em massa será retomada
Durante a reunião outras questões foram tratadas, como a ocupação dos leitos hospitalares, os atendimentos de saúde e a testagem em massa da população para a Covid-19.
Na oportunidade, a gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, explicou que 21 Unidades Básicas já dispõem de testes rápidos para atendimento aos cidadãos. “Vamos levar estes testes para todas as unidades e retomar as ações de testagem em massa. Hoje, Barra Mansa mantém estabilizado o número de internações e tratamento da Covid-19. Mas ainda é importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco permaneçam em suas casas”, alertou. Já a coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola, orientou que as pessoas procurem o tratamento inicialmente na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. “Pessoas com sintomas gripais devem procurar as unidades de saúde do bairro. Este é o caminho mais prático e rápido”.
Retorno do Estacionamento Rotativo acontece nesta quarta-feira, 25
Ainda durante a reunião foi tratado sobre a volta do Estacionamento Rotativo como forma de regular o uso das vagas no centro comercial de Barra Mansa. O secretário de Ordem Pública, William Pereira, informou que o Rotativo retorna dia 25 de novembro. Durante toda a semana, os agentes que operam o sistema atuarão na orientação dos motoristas.
A cobrança do Rotativo efetivamente só começa na terça-feira, 02 de dezembro, no valor de R$ 2 a hora. Ao estacionar, o motorista precisará fazer a retirada do ticket com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em lugar visível. O período máximo de permanência na vaga é de duas horas. Se ultrapassar o limite de tempo, o motorista deve procurar o monitor para revalidar o bilhete.
Foi uma reunião muito proveitosa, com presença de todas as entidades representativas do comércio, para que juntos fortalecemos as ações de prevenção e combate ao vírus e para que os comerciantes mantenham suas medidas de segurança nas lojas principalmente nesse fim de ano, evitando aglomerações em seus estabelecimentos e utilizando os equipamentos de proteção”, afirmou o vice-presidente da CDL BM, José Paulo Nogueira que esteve presente na reunião.
Fonte PMBM
Fotos Paulo Dimas
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!