Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
11/05/2020 CDL BM
Em sua mensagem, o presidente da CNDL, José César da Costa falou sobre a importância do associativismo, bem como, o papel das CDLs na reconstrução do varejo em cada parte do país.
“ Há momentos em que nossas crenças são postas à prova. É quando olhamos para trás e nos perguntamos: “estamos fazendo a coisa certa?”. Essa tem sido a questão primordial na crise gerada pela pandemia do coronavírus. Para muitas áreas, a pergunta não tem resposta. Mas, para quem é pautado por valores sólidos, não há espaço para dúvida. Esse é o sentimento de quem é guiado pelos princípios do associativismo. Quem, afinal, questiona a ideia de que associar-se ao outro torna os desafios mais fáceis de serem vencidos? Esse é o conceito que faz de cada Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) um núcleo fundamental para o enfrentamento da instabilidade econômica, social e política que se abate sobre o Brasil.
São as CDLs que entendem e traduzem as dores dos empresários que estão nas esquinas, nas sobrelojas, nas galerias, nos centros e nos bairros mais afastados das cidades brasileiras. É delas que partem as mais variadas demandas do setor varejista, e é a partir delas que surgem as propostas coletivas que pautam as autoridades públicas. É nas CDLs que os empresários varejistas, sejam micro, pequenos, médios ou grandes, têm voz. Esse fluxo, que também passa pelas Federações de CDLs (FCDLs) defendendo o setor produtivo em nível estadual, é o que torna a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) um ator tão importante nesse momento.
A representatividade institucional exercida pela CNDL junto ao governo federal nunca foi tão necessária e eficiente, não apenas para as empresas associadas, mas também para o ambiente de negócios como um todo. Os líderes do Sistema CNDL se tornaram peças fundamentais no jogo de defesa de interesses coletivos e setoriais, e percebe-se que há grande protagonismo do setor de comércio e serviços nas principais discussões que ocorrem no país neste momento.
A CNDL entende que para seguirmos em frente é preciso lembrarmos qual o sentido da nossa existência e o que nos move. É hora de colocar em prática o que aprendemos e o que pregamos. Mais do que isso, é hora de lembrarmos do que somos feitos e de onde vem a nossa força. É fundamental que o nosso Sistema, formado pelas CDLs, FCDLs, CDL Jovem, SPC Brasil e CNDL, siga mobilizado e motivado, articulando soluções com as lideranças políticas, dando apoio efetivo aos associados, sugerindo e acompanhando nossas ações em Brasília.
"Mais do que nunca, juntos somos mais fortes!”
Para os empresários, a CNDL deixa aqui uma importante reflexão:
Ao poder público, devemos ser a voz do empresariado, em especial dos micro e pequenos negócios, que são aqueles que contam com a força da nossa união para defender seus interesses. Neste caso, é preciso equilíbrio e bom senso para que as demandas reflitam a real necessidade do setor frente à crise. Vale lembrar que somente no dicionário é que a “economia” vem antes da “vida”. Aos associados, devemos solidariedade, mantendo contato frequente, ouvindo críticas e sugestões, divulgando o trabalho feito pela CDL, pela FCDL e pela CNDL. Nossa maior força é a ampla representatividade e capilaridade que temos, portanto, é preciso que cada associado entenda que ao fazer parte de uma CDL, ele automaticamente terá seus interesses representados em âmbito municipal, estadual e federal.
Conte com a CDL de Barra Mansa, vamos juntos formar essa força que o varejo representa. Vamos nos unir! Vamos juntos encontrar caminhos para alavancar os negócios e fazer a economia girar – mesmo que aos poucos – em nossa cidade. Estamos à disposição de todos.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!