Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
07/09/2019 Thais Mattos
A FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro promove em Penedo (Itatiaia-RJ) uma reunião itinerante com presidentes e representantes de CDLs do estado, entre elas a de Barra Mansa, com presença do presidente Xisto Vieira Neto.
A programação teve início nessa sexta-feira, com reunião da diretoria da FCDL tendo a participação de Renato Pavoni, representando o SPC Brasil.
O conteúdo seguiu com uma palestra aos participantes, proferida por Moisés Halabi, da Área de gestão estratégica do SEBRAE que falou detalhadamente sobre o “Panorama econômico do Rio de Janeiro e Brasil. Expectativa da economia para o momento atual“.
“Estamos voltando a ter um comportamento melhor na taxa de desemprego. A taxa de juros também está caindo, e com isso há o incentivo a créditos. O SEBRAE tem essa preocupação de melhorar o setor de empreendedorismo no Brasil porque são vocês que alavancam a economia, que geram os negócios”, explicou Moisés ressaltando que o Brasil e o Rio de Janeiro ainda precisam vencer muitos gargalos relacionados à infraestrutura, legislação e educação para melhorias que possam refletir na qualidade da mão de obra.
Em sua apresentação ele mostrou um estudo do SEBRAE e dentre os números da pesquisa, foi registrado que em 2018 as micro e pequenas empresas foram as que mais geraram postos de trabalho - 34 mil vagas. Grande parte dos empregos formais no Estado do Rio está concentrada em Serviços (64%) e Comércio (20%).
Para os próximos anos, segundo o estudo do SEBRAE, as expectativas macroeconômicas são de modesta recuperação e expansão no setor de Serviços, principalmente nas áreas da saúde e educação, e serviços prestados às empresas.
“O empreendedorismo está cada vez mais no centro de transformação no mundo de trabalho”, finalizou Moisés, agradecendo aos empresários, representantes das CDLs, a oportunidade de estarem juntos em busca de melhorias para desenvolvimento econômico.
“Esse tipo de reunião itinerante nos permite estar próximos aos municípios do estado, trocando informações, buscando soluções, discutindo assuntos institucionais e tendo como foco entender como nós – representantes das entidades e CDL - podemos, como peças importantes da economia, mudar e melhorar cada vez mais o cenário econômico de nossas regiões e do Brasil”, conclui Marcelo Mérida, presidente da FCDL Rio de Janeiro.
“Diante a tudo que ouvimos e discutimos num encontro como esse, sabemos que vivemos um cenário desafiador para o estado do Rio e nós, de cada CDL, temos o papel de auxiliar, compartilhar informações e conhecimentos juntos aos empresários de nossas cidades para que essa força do empreendedorismo e do varejo, seja a alavanca para o desenvolvimento de uma forma geral. E mais do que nunca, vimos aqui, que a capacitação e qualificação das empresas ajudarão a fortalecer a economia em seus diferentes aspectos”, disse Xisto Vieira Neto, presidente da CDL Barra Mansa.
A reunião iniciou dia 6 de setembro e seguirá até 8 de setembro, com apresentação de case de experiências de CDLs e ações que focam em melhorias no varejo do Estado.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!