Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
25/10/2023 CDL BM
O VI Fórum Nacional do Comércio iniciou na terça-feira (24/10), no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF), com o objetivo de debater propostas que apontam para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços e terminou nesta quarta, dia 25.
Promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), há dez anos, o Fórum do Comércio tem a missão de reunir as principais lideranças do varejo nacional com os setores estratégicos do poder público para definir propostas visando a melhoria do ambiente de negócios.
Durante o evento também foi realizado o encontro da CDL Jovem, dirigido pelo coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini.
A edição 2023 do Fórum reuniu cerca de mil pessoas, formadores de opinião, empresários, dirigentes, políticos e especialistas do mercado, e contou com a presença da caravana de diretores da CDL Barra Mansa e CDL Jovem.
“A CDL Barra Mansa sempre participa de eventos como esse para buscar conhecimento e levar aos associados, novas soluções e capacitações que contribuam e facilitem o dia a dia dos empreendedores. São informações importantes as quais tivemos acesso nesse Fórum e que servirão de base para muitas decisões em nosso setor”, comentou Gleidson Gomes, presidente da CDL BM.
O presidente da CNDL, José César da Costa, agradeceu a presença dos líderes do Sistema CNDL e destacou que o principal objetivo do encontro é traçar estratégias que resultarão no crescimento do setor e, também, do país. O tema da sexta edição é ‘Protagonistas no desenvolvimento do Brasil’.
“Tvemos a honra e o privilégio de interagir com quem pensa e faz o Brasil. Nós, pequenos e médios empresários, empreendedores, construtores do Brasil, temos muitos desafios. Questões complexas que envolvem juros, o custo Brasil a burocracia, entre outros entraves que dificultam o desenvolvimento do nosso setor. Mas também ouvimos soluções, alternativas que podem indicar o caminho do crescimento e da prosperidade”, disse José César da Costa.
Segundo dados da CNDL, só no ano passado as micro e pequenas empresas representaram 72% dos empregos gerados no país, chegando a 30% do produto interno bruto, e 99% dos empreendimentos brasileiros.
Com o tema “Protagonistas no Desenvolvimento do Brasil”, o evento trouxe painéis com a participação de especialistas no setor de Comércio e Serviço e autoridades públicas.
Os temas foram:
Panorama das Reformas e seus Impactos
O cenário do setor de comércio e serviços
Crédito e financiamento como indutores do desenvolvimento
Cenário do Trabalho e Emprego no país
Políticas públicas essenciais para o crescimento econômico e social
Solenidade de Abertura
Na solenidade de abertura do VI Fórum Nacional do Comércio, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu o troféu da Deusa da Fortuna, a maior honraria da CNDL, entregue a empresas e personalidades políticas e empresariais que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.
Presença de especialistas e autoridades que participaram dos debates e apresentaram os painéis apresentados no Fórum
Professor associado e pesquisador da @fundacaodomcabral, Gilmar de Melo Mendes; Deputados Domingo Sávio (PP/MG), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços na Câmara; deputado Zé Neto (PT/BA), senador Efraim Filho (União/PB), presidente da FCS no Senado; ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; deputados federais Helder Salomão (PT-ES) e Jorge Goetten (PL-SC); Gerente de Políticas Públicas do @sebrae, Carlito Merss; Professor Marcos Cintra, deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), autor da PEC 110, proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional; presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, presidente da Febraban, Isaac Sidney; diretor de Varejo do BRB, Diogo Ilário de Araujo; vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do Banco do Brasil, Felipe Prince; Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, juíza do Trabalho, Graziele Cabral; governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado.
CDL Barra Mansa no Congresso Nacional
O Presidente da CDL BM Gleidson Gomes e os diretores Xisto Vieira Neto (CDL BM) e Jonas Cnop (CDL Jovem) estiveram presentes no Senado e na Câmara Federal para levar demandas do setor de comércio e serviços.
Eles participaram da sessão Solene do Congresso Nacional e visitaram os Gabinetesdos Deputados Flávio Bolsonaro, Nicolas Ferreira e a Direção Geral do partido Podemos.
“Entendemos que nosso setor é o que mais emprega no Brasil e como tal sempre que tivermos oportunidades de falar sobre a nossa luta, busca por melhorias e levar as demandas pertinentes de nossa classe ao setor público, assim faremos. Hoje a CDL Barra Mansa mais uma vez foi porta voz do empresário em Brasília”, finalizou o presidente da entidade, Gleidson Gomes.
.
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!