Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
01/10/2019 Thais Mattos
Entramos no mês de Outubro - conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Nessa matéria vamos relatar informações que ajudam a conhecer como essa doença pode ser prevenida, combatida e como devemos estar atentos a todo e qualquer sinal em nosso corpo!
Você sabia que:
- A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.
- O auto exame é um dos grandes aliados ao diagnóstico precoce. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
- O câncer de mama quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e cura.
- Autoexame, você faz?
Ele pode e deve ser feito mesmo antes dos 40 anos, no entanto. É indicado que mulheres em idade fértil e, também, pós menopausa, façam o autoexame pelo menos uma vez ao mês. O primeiro passo é a observação: confira suas mamas com os braços abaixados ao longo do seu corpo; depois disso, levante seus braços e coloque as mãos na cabeça. Verifique se acontece alguma alteração no bico ou no contorno das mamas.
Repita o procedimento e coloque as mãos na cintura apertando-a.
Veja se tem qualquer tipo de mudança na região.
Por fim, esprema o mamilo de forma suave e confira se sai algum tipo de secreção.
De pé ou deitada, coloque a sua mão direita atrás da cabeça e depois deslize os dedos médio, indicador e anelar da mão esquerda com suavidade em movimentos circulares na mama direita. Repita o procedimento usando a mão direita para conferir a mama esquerda.
A observação de mudanças na pele ou no bico, de espessamentos, nódulos, e de secreções da mama não quer dizer especificamente que há câncer na região – indica, apenas, um sinal de alerta que merece o agendamento de uma consulta médica especializada.
Sintomas e alertas:
- Caroço (nódulo) geralmente indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Todo e qualquer sintoma diferente em seu organismo, é importante que agende uma consulta com o médico especializado.
Vamos juntos combater essa e tantas outras doenças!!! A prevenção é o melhor caminho!
Dados Ministério da Saúde
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!