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28/09/2020 CDL BM
O produto, o público, o contexto e os recursos que você tem precisam ser levados em conta na hora de escolher o seu principal canal de vendas e o modelo de negócio que vai guiar sua operação. Mas quais são as possibilidades?
E-commerce
Uma loja virtual própria que vende apenas os produtos da sua marca. Seu cliente vê uma vitrine com todos os produtos, descrição e preços e faz a compra no mesmo site através de um meio de pagamento digital.
Venda direta pelas redes sociais
O Facebook, o Instagram e o Whatsapp Business podem ser usados como ferramentas de venda digital em que vendedor e cliente estão em contato direto. Para finalizar a venda o empreendedor precisa oferecer um meio de pagamento digital como link de pagamento.
Marketplace
Um grande shopping virtual onde os usuários encontram produtos de diferentes marcas e vendedores e podem fazer suas compras sem sair do site.
Além de diferentes investimentos, cada modelo de negócio oferece vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas de acordo com seu produto e público.
Algumas perguntas-chave podem ajudar a perceber qual a melhor estratégia para o seu caso:
- Onde meu público procura o que eu ofereço?
- Qual canal e modelo de negócio são mais usados pelos meus concorrentes?
- Qual é a jornada de compra do meu cliente? Por quais canais digitais ele passa antes de chegar até o meu produto?
Logística
Frete, entrega, política de troca e estoque são os pilares da logística de um negócio digital. Cometer erros ao administrar essas quatro frentes pode comprometer seu lucro e gerar uma imagem negativa ao cliente.
Entrega e frete
A entrega de produtos vendidos pela internet não precisa ser terceirizada para que seja eficiente mas precisa ser cuidadosamente planejada.
Seu cliente precisa de assertividade. O que afasta os clientes não é necessariamente a demora da entrega, mas a falta de um prazo específico e o atraso. Faça cálculos precisos e saiba explicar o valor do prazo para seus clientes.
Política de troca
Estabeleça uma política de trocas clara e não se desvie dela. Atender cada pedido de troca de uma forma diferente pode manchar a imagem do seu negócio e comprometer seu lucro.
Estoque
Por menor que seja seu estoque, não administrá-lo de maneira profissional e cuidadosa pode custar caro para o seu negócio e atrapalhar suas vendas. Além dos registros, o armazenamento adequado é outro fator que precisa ser considerado.
Como é o fluxo de caixa da sua empresa?
Para tomar boas decisões de investimento, compra e negociação, você precisa manter um fluxo de caixa saudável e sob controle.
Marketing e redes sociais
Estar presente nas redes é essencial, mas para que essa presença tenha sentido e gere resultado, você precisa traçar objetivos claros antes de investir no conteúdo.
Escolha as mais estratégicas de acordo com seu público e produto!
E para finalizar: pense sempre no cliente antes de pensar no produto!
Ouça, observe, entenda e converse com seu público. Busque as respostas sobre seu negócio primeiro no cliente e depois no produto.
Invista em bons relacionamentos: responda as dúvidas e reclamações de clientes, mostre que você se importa com a satisfação do seu público e lembre-se de que sem o cliente, não há negócio!
Conteúdo: Pagar.me.
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