Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
22/03/2019 Thais Mattos
Mesmo sendo a venda uma das atividades mais antigas e conhecidas no mundo, não são todas as pessoas (e empresas) que têm um processo estruturado e técnico.
Pesquisas revelam que entre os consumidores que já sofreram algum tipo de discriminação nas relações de consumo, a maioria destes, 80%, o constrangimento ocorreu de forma sutil e camuflada.
Relação Empresa x Consumidor e mau atendimento
Essa é uma das principais barreiras no sucesso empresarial e um dos verdadeiros ruídos na comunicação na relação empresa x consumidor.
As barreiras acontecem na ordem tecnológica, de linguagem e psicológica em que o preconceito (percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas, etc.) está encaixado.
Enfim, comunicar-se adequadamente é um grande desafio e um condicionante para o bom atendimento ao usuário.
É fato que a linha que separa o mau atendimento do preconceito é bastante tênue, por isso, de acordo com o Sebrae, a qualificação e a capacitação do empresário e de sua equipe são de extrema importância.
Qualificação
Nesses casos, o cliente não considera se é despreparo, inexperiência, falta de respeito ou mau atendimento. Quando a comunicação eficaz e respeitosa não acontece, o negócio não flui...a imagem da empresa vai ao ponto zero...a relação junto ao próximo fica manchada e difícil de ser perdoada.
Portanto, nessa matéria, convidamos você a fazer uma reflexão sobre “Como anda seu atendimento?” “Como andam as condutas de sua equipe?” “Como agir em situações que possam parecer embaraçosas?” “ E como conquistar o cliente tendo como de partida, antes de mais nada, o respeito e ouvidos abertos a ele?”
Esteja preparado para atender sem pré-julgamentos, se colocando sempre à disposição e oferecendo um serviço personalizado...esse é o caminho para o respeito, sim! E progresso também!
E fica a dica:
Qualidade é um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem. (William Edwards Deming)
Manter os clientes satisfeitos não basta, é preciso encantá-los, ou melhor, surpreendê-los. (Philip Kotler)
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!