Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
24/09/2018 CDL BM
A falta de segurança no entorno do Parque Centenário, no Centro de Barra Mansa, e a situação dos moradores de rua que circulam pela área, foram tema de uma reunião no dia 20 de setembro, no auditório do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista). O encontro foi promovido pelo sindicato depois da diretoria da entidade ser procurada por comerciantes desta região por estarem preocupados com a falta de segurança no local.
De acordo com o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, a proposta do sindicato é buscar a união de esforços dos representantes das classes empresariais e das forças de segurança, a fim de criar propostas e fomentar ações voltadas para a melhoria da segurança nesta área.
Além de comerciantes e moradores desta região, estiveram presentes no encontro representantes da prefeitura, 28º BPM, Guarda Municipal, Conselho Comunitário de Segurança, secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), SOS BM, Lar de Jesus, Pastoral de Morador de Rua, Paróquia São Sebastião, Pastoral do Povo de Rua da Matriz, Pastoral de Saudade, Fornalha Moto Clube, Grupo Acolher, Sindpass, ACIAP, CDL e CODEC.
“Muitas pessoas acham que o problema da população de rua é somente da prefeitura. Ficamos felizes que vocês entendam que esse é um problema social e que tende a aumentar. Essas pessoas precisam de atenção, mas são casos complexos e não dá para resolver do dia para noite. É um trabalho que tem que ser feito a longo prazo”, comentou a coordenador do Centro POP, Edilene Oliveira Moreira, informando que o centro realiza um trabalho diário de abordagem dessas pessoas em situação de rua. Segundo ela, o centro conta com 198 pessoas cadastradas, mas que hoje, Barra Mansa conta com uma média de 70 pessoas em situação de rua: “Nosso município é uma rota de passagem, então esse número varia”.
Durante a reunião, várias sugestões foram propostas pelos participantes, entre elas:
“A ideia para o próximo encontro, que será marcado em breve, é tentar desenvolver uma dessas ações propostas. Fomos os idealizadores desta primeira reunião, mas a ideia é compartilhar com o Conselho Comunitário de Segurança, poder público e instituições voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua o desenvolvimento dessas ações propostas”, disse o presidente do Sicomércio.
O representante da CDL Barra Mansa, o diretor da CDL Jovem, Gabriel Dotta, esteve presente na reunião e reforçou a importância das entidades estarem unidas para tratar de questões da segurança em toda a cidade, principalmente, região, a qual tem gerado muitas preocupações e inseguranças ao comerciantes e pedestres já há algum tempo.
“Uma das ações que acreditamos ser imediata é a reativação do posto da Guarda Municipal na localidade, pois acreditamos que trará maior controle diante a tudo o que ali tem acontecido. É preciso unir forças e por isso estaremos também reunidos junto ao Conselho de Segurança da Cidade em busca de soluções que já possam ser praticadas”, disse Gabriel.
Fonte e fotos: Assessoria Sicomércio BM
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!