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08/03/2019 Thais Mattos
Fontes: Flixdovarejo
Varejo S A e Sindishopping
Já há muito tempo, as mulheres tem mostrado sua força em espaços públicos, nas organizações e no mercado de trabalho comprovando que no mundo dos negócios, como empreendedoras, isso não é diferente.
Elas trabalham mais de nove horas por dia, sem contar as jornadas duplas e, às vezes, até triplas que a mulher brasileira precisa enfrentar.
De acordo com o Sebrae, entre 49 países do mundo, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os “Empreendedores Iniciais”. As dona de negócio (formais e informais) são mais jovens, do que os homens. São 43,8 anos contra 45,3 anos no caso do sexo masculino. Elas também têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham – em média – 22% a menos que os homens na mesma posição.
Parcela expressiva das mulheres Donas de Negócio trabalha em casa – 25%. No caso específico das mulheres que são Microempreendedoras Individuais (MEI) esta proporção sobe para 55%.
As mulheres não estão apenas comprando, mas também comandando muitos negócios de Varejo no Brasil.
Além da questão empreendedora, o público feminino, que é maioria no mercado consumidor, acaba mudando a forma como o varejo trabalha. Esse setor tem se transformado em vários segmentos para deixar cada vez mais o público feminino à vontade para fazer suas escolhas de compras.
Veja como exemplo algumas lojas de Material de Construção que nas últimas décadas têm transformado seus espaços para incluir itens de decoração e utilidades.
Outro ponto a ser destacado é que as mulheres muitas vezes enxergam que podem ter uma ascensão dentro da empresa que trabalham, e buscam investir em conhecimento e qualificação. No Brasil, o nível de escolaridade das mulheres já é maior que dos homens. Elas são maioria nas escolas, universidades e cursos de qualificação.
Todo esse conjunto tem mostrado o poder e o crescimento delas em assumir cargos de maiores posições dentro do Varejo em que elas, além do conhecimento prático do negócio, também se qualificam para terem uma visão mais gerencial e estratégica.
Acompanhe as atividades do Varejo nas quais as mulheres atuam no Brasil:
Varejo de Moda - roupa e acessórios - 75%
Varejo de Estética - cabelereiros - 77%
Varejo de Alimentação - Lanchonetes e cafés - 56%
Varejo de Estética - unhas, pele e corpo - 97%
Para não esquecer
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
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