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15/01/2019 Hilaine – Varejo SA
Em tempos de concorrência acirrada, o segredo está na relação que marcas e empresas conseguem construir (e manter) com seus clientes. Sinto informar, varejista, mas, na maior parte dos casos, o critério preço não é mais o único elemento decisivo.
O consumidor moderno está cada vez mais exigente e o valor que se paga deixou de ser uma normativa, porque outros componentes passaram a fazer parte da conta final.
-Prazo
- Atendimento
- Transparência
- E confiança se tornaram commodities, componentes básicos que se esperam e se valorizam na hora da tomada de decisão.
Os critérios ligados à qualidade estão em alta e manter a promessa feita ao seu cliente deve se tornar um bem, um objetivo que PRECISA necessariamente ser alcançado – e, principalmente, mantido –, para além da relação comercial de praxe.
O costume ou o hábito não encantam mais ninguém. Ou seja, tudo que é esperado está longe de trazer encantamento.
Nesse contexto, encantar é exatamente o que irá fazer diferença, é a entrega que deixará o consumidor surpreso, uma vez que ele não esperava tamanho diferencial.
Então o segredo é: nunca se acomodar. É buscar excelência sem cansar.
Pode parecer difícil, mas seguem dicas para nortear seus passos:
Olhe com atenção para diferentes setores e faça anotações daquilo que o encantou. Lembre-se de que você também é um consumidor;
Procure ouvir seus colaboradores, faça reuniões periódicas para saber o que os clientes comentam e o que eles mais gostam quando estão no papel de clientes de outras empresas.
Se não há orçamento para estudos, porque não usar amigos e familiares que possam colaborar com seus pontos de vista? Procure variar idades, estilos de vida, preferências. Quanto mais diversificada for a experiência deles, mais informações chegarão até você.
Faça uma sondagem das marcas mais amadas e procure saber como e por que possuem esse lugar no coração das pessoas. Use redes sociais, sites de busca, leia artigos e livros sobre essas marcas.
Se possível, realize experimentos: combine com amigos ou pessoas bastante reflexivas para que usem seus produtos e/ou serviços, peça transparência, deixando-os seguros e à vontade. Após o laboratório, ouça com atenção, não interfira, não fique chateado com eles.
A partir das suas descobertas, veja o que poderá ser realizado, faça, monitore, não seja imediatista. Mesmo se errar está tudo bem, pois o erro faz parte do processo.
A grande força está na capacidade de adaptação. Ouse mudar.
Preparado para começar 2019 diferente?
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