Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.
26/10/2018 Thais Mattos
Uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades.
O projeto nasceu no Brasil há oito anos e há três acontece na cidade de Volta Redonda atendendo também a população de Barra Mansa e região. Com atividades regulares desde 2015 já atendeu mais de mil pessoas.
“ Acreditamos que a bicicleta é uma importante ferramenta de transformação social e as cidades que enfrentam o desafio da sustentabilidade revendo a suas estratégias de mobilidade vão dar um salto à frente das outras, atraindo pessoas que demandam um estilo de vida saudável e culturalmente rico”, explica Vicente Sacramento, fundador do Bike Anjo em Volta Redonda.
Em suma, o Bike Anjo é:
- Uma corrente do bem;
- Uma rede orgânica, espontânea, colaborativa e voluntária;
- Difusores dos benefícios da bicicleta;
- Realizadores de sonhos;
“Ensinamos gratuitamente pessoas de todas as idades e com necessidades especiais a pedalarem com independência pela cidade. Nossa principal ação aqui é a EBA (Escola Bike Anjo), onde os alunos têm instrução para as primeiras pedaladas, sejam crianças de 5 a 100 anos de idade”, explica André Vaz, articulador local do Bike Anjo em VR.
A rede oferece diversos serviços voluntários em projetos exclusivos que podem ser patrocinados por empresas, como:
1º - EBA (Escola Bike Anjo): Crianças e adultos aprendem a andar de bicicleta do zero em tempo recorde, muitos já saem pedalando em 30 minutos;
2º - Oficina Mão na Roda: Momento em que o aluno põe a mão na graxa, aprendendo ajustes padrões e reparos básicos na bicicleta;
3º - Pedalando na cidade: Os voluntários dão orientações técnicas para que os novos ciclistas possam pedalar com segurança no trânsito. Em seguida, acompanhados pelos instrutores, eles pedalam pela cidade e com ajuda na elaboração do roteiro para ir de bike para suas atividades do dia a dia como ir ao trabalho.
4º - Palestras (Pedalar com segurança/ Mobilidade na cidade): Além de falar sobre mobilidade urbana e seus desafios, também abordamos como pedalar na cidade de uma maneira mais segura, evitando e minimizando riscos, tornando a experiência mais agradável.
5º - Passeios e Acompanhamentos: O Bike Anjo tem realizado uma série de passeios ciclísticos, sempre garantindo a segurança dos participantes e proporcionando uma experiência agradável, relacionando a cultura e a história local agregando diversão e conhecimento ao passeio.
6º - Bike para crianças (Tire as rodinhas/ Desenhos e atividades lúdicas sobre mobilidade para crianças): Atividades lúdicas destinadas a crianças para trazer a bicicleta como algo divertido. Incluem desde gincanas educativas, como Slow Bike “corrida de quem chega por último”, até oficinas de arte com bicicleta.
7º - De Bike Ao Trabalho (DBAT): Campanha que estimula empresas a incentivarem seus funcionários a utilizar a bicicleta como meio de transporte, ajudando na qualidade de vida e mobilidade. Consiste em consultoria ajudando as empresas a entenderem como se estruturar e incentivar e receber seus funcionários e palestras educativas, workshops, oficinas e passeios, colocando e exemplificando como utilizar a bicicleta como meio de transporte ou no dia-a-dia com segurança;
8º - PluriBike: Com uso de bicicletas especiais como Tandem, ODKV, HandBike, Triciclos, Bicicletas atreladas e carrinhos especiais, portadores de deficiência visual, deficiência motora ou com mobilidade reduzida, têm a oportunidade de vivenciar a liberdade que é andar de bicicleta com acessibilidade e máximo de realidade. Esse projeto já acontece em outras cidades e está sendo desenvolvida uma ação especial que pode tomar grandes proporções com apoio de parcerias público/ privadas na região.
“Nosso filho já tinha sete anos e não sabia andar de bicicleta. Ficávamos com dor no coração em ver e não conseguir ensinar...Nossa surpresa foi que em apenas uma manhã a equipe do Bike Anjo fez Emanuel pedalar firmemente. Além de ser uma prática gostosa de atividade física, trabalha a autoestima e o equilíbrio. Só traz benefícios, ainda mais para uma criança na era da tecnologia na qual vivemos”, relatou Elaine Daniel, empresária em Barra Mansa e mãe de Emanuel, aprendiz do Bike Anjo parabenizando toda a equipe do projeto.
“Bike Anjo é uma inciativa que acontece por amor, pois somos muito carentes de recursos e voluntários. Quem quiser ajudar, vai ser muito bem vindo. Precisamos de instrutores, psicólogos, fotógrafos, designers, mecânicos, gestor de conteúdo, jornalistas e muitos outros voluntários. Alunos e professores de educação física são muito bem vindos e podem ter sua carga complementar de estágio assinada pelo Bike Anjo, além de incluírem essa disciplina na grade do curso e serem multiplicadores. Também aceitamos doações de equipamentos, peças, bicicletas e dinheiro”, explica André.
A EBA acontece no último domingo do mês das 9h às 11h30 no ginásio da Associação Atlética Barbará, no Bairro Barbará em Barra Mansa (Próximo ao Sest Senat).
O próximo evento será no domingo dia 25 de novembro.
Os interessados em aprender a pedalar com o Bike Anjo devem se inscrever na página https://www.facebook.com/bikeanjovoltaredonda.
É preciso informar o nome do aluno, idade, altura, se tem bicicleta e alguma observação de saúde que se faça necessária.
Contatos:
E-mail: bikeanjovr@gmail.com
Site: www.bikeanjo.org
Fonte: Bike Anjo
Compartilhar:
Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!