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A reinvenção do pequeno varejo de moda para manter o negócio

Ícone - Data de Publicação 06/04/2020      Ícone - Autor CDL BM



Foto - A reinvenção do pequeno varejo de moda para manter o negócio

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O mercado da moda também está sofrendo grande impacto com o avanço da pandemia do novo Coronavírus. Além de perder os principais canais de venda com o fechamento do comércio e de shoppings centers, o segmento ainda enfrenta a perda do apelo de compra, já que neste momento de crise, a moda se torna um consumo considerado não essencial se comparado à alimentação, saúde, dentre outros.


Especialistas do Sebrae, dão dicas ao pequeno varejista de moda para que ele aproveite o momento para se reinventar e enxergar as possibilidades de negócio que caibam no bolso e atendam às necessidades do cliente, que também sofre com a crise:


- Utilize o momento para replanejar o negócio e tomar decisões rápidas adaptadas ao momento. Reveja seus processos e explore como investir seu tempo, como os funcionários podem colaborar em Home Office e quais as adequações financeiras são necessárias para o período.


- Neste momento de crise, é preciso buscar soluções rápidas e eficientes, seja entregando os produtos na casa do cliente e recebendo por transferência bancária ou vendendo vouchers para usar daqui a dois ou três meses.


- É importante que a conversa com o cliente não ignore o momento que estamos vivendo, as ansiedades e as novas necessidades. As palavras de ordem são empatia e cuidado, em todos os limites do negócio. Comunicar com clareza seus cuidados com colaboradores, com clientes, com seus fornecedores e com a cadeia que depende do seu pequeno comércio é uma ferramenta poderosa de conexão e de vendas nesse momento.


- A mudança do discurso para atrair os consumidores também precisa estar alinhada com a reinvenção nos processos de gestão do negócio, incluindo novas formas de se relacionar e atender o cliente. Uma ação que tem sido muito utilizada é do provador delivery, conhecido popularmente, como as malinhas de roupas para escolha do cliente em casa. Além de ser uma venda mais ativa, também permite uma estratégia de relacionamento ao oferecer um serviço diferenciado para os clientes.


- Em relação aos funcionários, umas das alternativas é transformá-lo em um “social selling”, ou seja, um vendedor que utilize as próprias redes sociais para vender a marca. Nesse caso, os colaboradores podem entrar em contato com os clientes via Whatsapp, por exemplo, para oferecer descontos, entre outros benefícios.


Saúde financeira


Para conseguir sobreviver à crise, os donos de pequenos negócios de moda também devem repensar as estratégias financeiras e econômicas da empresa. O maior impacto de custo para o varejo de moda é o aluguel e compra de insumos, representando quase 50% ou mais dos gastos.


Antes de pensar em procurar uma linha de acesso à crédito,  reveja todos os custos e renegoce com os credores, principalmente em relação aos custos fixos.


Fonte SEBRAE





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