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05/10/2021 CDL BM
Se muita gente “improvisou” suas vendas, suas divulgações e seu contato junto ao público nas plataformas online durante os primeiros impactos da pandemia, a situação atual do varejo está levando as empresas a adotarem soluções cada vez mais adequadas de comunicação e vendas, buscando otimizar seus resultados.
O consumidor e os empresários de uma forma geral tem acompanhado isso, há mais de um ano e meio. E de fato, não estar com sua empresa no mundo digital é praticamente não estar pelo e para o cliente.
Os números ajudam nessa confirmação, vamos lá?
77,8 milhões de pessoas no Brasil têm acesso a internet.
Nesse sentido observamos que cada vez mais a uma transformação do público consumidor que ganham mais poder, podendo assim ser bons influenciadores bem como também serem influenciados, muita gente hoje busca saber nas redes sociais, determinada opinião, reputação ou qualquer informação, de uma marca ou produto que irão adquirir.
E de que forma as empresas e organizações tem usado as redes sociais para se relacionar com seus clientes?
Utilizar essas ferramentas é imprescindível, e os números comprovam:
- 83% das empresas brasileiras utilizam as mídias e redes sociais para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços;
- 71% para monitoramento da marca ou mercado;
- 46% utilizam para vendas ou captura de oportunidades;
- 43% para suporte ao cliente, fornecedores ou parceiros de negócios;
- 40% para gestão do conhecimento;
- 25% identificação de talentos para contratação;
- 23% integração interna ou suporte a equipes;
- 17% para desenvolvimento de produtos ou inovação por meio de colaboração e 9% outras opções.
Nesses lugares estão a peça chave para vendas e fidelização. Estamos em aqui imersos em um canal de relacionamento!!! Estar nesse ambiente é conhecer um pouco mais sobre seu público e buscar chamar a atenção dele, atraí-lo, possuir o conhecimento das necessidades e desejos dos clientes, conhecer a demanda para obter informações relevantes do seu ponto de equilíbrio econômico isso é o ponto chave para o sucesso de qualquer organização, produto ou serviço a ser prestado, pois com isso essa empresa poderá de fato atender as expectativas do cliente.
Além dos perfis no Instagram e Facebook – entre outros – o varejo busca caminhos para se conectar mais e mais com o consumidor.
Whatsapp
Essa por exemplo é uma ferramenta de comunicação que já está na mão do cliente, e quanto mais o cliente entender que está recebendo uma mensagem direcionada exclusivamente a ele, maiores serão as chances de receber uma resposta positiva.
Links nas redes sociais
Embora boa parte das redes sociais já comece a criar ferramentas próprias que possibilitem a venda de produtos diretamente no Instagram e Facebook, muitas empresas têm utilizado agregadores de links, como o Linktr.ee ou o Biolinky.co para direcionar aos seus catálogos digitais, marketplaces ou páginas especiais de seus sites, realizando a venda diretamente para seus clientes. São ótimos caminhos a serem seguidos!
O mais importante é entender esses canais precisam funcionar como uma loja física: aqui sentimos as emoções, aqui temos bom atendimento, aqui conheço bastante os produtos, aqui me identifico com a empresa, aqui me desperta, me faz ter desejo de compra. Aqui posso comprar e pagar e receber meu produto!
Lembre-se, seu feed é a sua vitrine! Então, boas vendas!!!!
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