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17/01/2023 CDL BM
Em alguns casos, acabam descobrindo outras habilidades e oportunidades além daquelas que haviam investido. Nessa matéria, a Revista O Lojista reuniu pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de abrir um negócio – seja ele do tamanho que for!
A importância do planejamento para abrir um negócio
O planejamento é o pontapé inicial para microempresários que querem abrir um negócio. Elaborar o Plano de Negócios evita que surpresas de última hora possam ocorrer e ocasionar, em muitos casos, a inatividade da empresa.
1. A escolha do ramo de atividade
Esse é o primeiro passo que deve ser definido ao decidir abrir uma empresa. Sobretudo para essa escolha, deve ser levado em consideração: nível
de conhecimento sobre o setor, análise da concorrência, custos envolvidos, público-alvo entre outros. Além disso, após realizar a definição, registre o ramo
de atividade escolhido para seu empreendimento atuar (comércio, indústria ou serviços) e relate as razões que levaram a esta escolha.
2. O mercado consumidor
Descreva as características do perfil do seu público consumidor. É nesta etapa que grande parte do sucesso de um negócio se concentra. Por isso, conheça o mercado da sua região, os tipos de nicho de mercado, tipos predominantes de classes sociais, sexo, idade, lugares e tipos de lazer realizados pela localidade, nível de renda e escolaridade. Dica: desenvolva uma pesquisa informal e identifique o que influencia seus potenciais consumidores na decisão de comprar produtos ou procurar por serviços; ou se na hora da escolha são levados em consideração: preço, qualidade, embalagem, facilidade de acesso, praticidade ou mesmo a conveniência.
3. A escolha do local de instalação
Abrir um negócio em um determinado local envolve muito mais que a concessão de uma Licença da Prefeitura. É preciso que seja realizado um exame cuidadoso da localidade para evitar arrependimentos futuros. É preciso avaliar as facilidades de acesso, mercado concorrente e tantos outros pontos que devem ser atrativos aos clientes e que chamem a atenção frente a concorrência.
4. As dimensões do local
Pense no seu negócio a médio e longo prazo, uma vez que todo e qualquer empreendedor sonha em ter seu negócio crescendo e podendo expandir. Por isso, avalie a possibilidade de poder ampliar as instalações em caso de necessidade ou, caso não seja possível, você terá que levar sua empresa para um outro local — o que vai gerar grandes transtornos.
5. Comunicação
Paralelo a todos os trâmites dos planos de sua empresa, pense na “roupa” que ela irá vestir. Que nome ela terá, que cor ela representará, como você irá falar com o consumidor através do seu novo negócio e planeje essa comunicação. “Ao longo dos últimos meses, vimos muitas novas em[1]presas se instalarem em Barra Mansa e isso demonstra a força do empreendedorismo em seus diferentes nichos. Essa matéria é um resumo do tanto que existe no mundo dos negócios para que o seu sonho empresarial seja criado com bases técnicas para que imprevistos e deslizes não prejudiquem a projeção que espera ter”, explica Gleidson Gomes, presidente da CDL Barra Mansa.
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